

CANÇÕES
As canções promovem o aspecto de descontração, fazendo com que os alunos participem ficando predispostos ao aprendizado, principalmente quando estão associadas a algum tipo de movimentação.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver através da musicalidade, atitudes sadias, sociáveis, criatividade numa interação com o grupo, de forma a satisfazer a necessidade de independência.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Desenvolver a agilidade, destreza, atenção, prazer e alegria no desenrolar das atividades ministradas. É importante explorar movimentos ajustados a um ritmo, à interação, à imitação e ao reconhecimento do corpo.
MÚSICA
Chamamos de som qualquer ruído produzido por um objeto. Vibrando os objetos podemos produzir diversos tipos de sons, que possuem características próprias que chamamos de qualidades:
- Intensidade : é a qualidade que nos permite distinguir um som fraco de um forte
- Altura : é a qualidade que nos permite distinguir um som grave de um som agudo.
- Timbre : é a fisionomia do som (quase uma digital)
- Duração : nos permite distinguir um som longo de um curto.
CLASSIFICAÇÃO DA VOZ
- Vozes Femininas:
- Soprano: voz aguda
- Meio Soprano: voz media
- Baixo: voz grave
INSTRUMENTOS MUSICAIS
• CORDAS:
- Friccionadas : tocadas com um arco (violino, violoncelo)
- Dedilhadas : tocadas com os dedos (harpas, violão)
- Tangidas : é usada uma palheta para vibrar as cordas (cavaquinho, banjo)
- Percutidas : com teclados (piano, cravo)
-
• SOPRO:
- Sopro Humano : o ar é soprado diretamente no orifício do tubo. Metal (flauta,flautim) ; Madeira (oboé, fagote, clarinete)
- Sopro Mecânico : o ar é acionado com os pés ou com as mãos através de um fole (órgão, acordeão)
• PERCUSSÃO:
Percutir é o mesmo que bater, batendo no instrumento o ritmo aparece, por isso
chamamos de instrumento de percussão. Esses sons podem ser:
- Determinados: produzem a escala musical reconhecemos as notas (xilofone, sinos)
- Indeterminados: produzem apenas sons e transmitem o ritmo e o colorido musical (tambor, pratos, castanholas, triângulos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário